Embora a Grande Miami seja opção para o público gay internacional há mais de duas décadas, o destino agora experimenta um renascimento dos pontos LGBT, com novos bares, eventos e hotéis simpatizantes. Esse renascimento e a atmosfera acolhedora da cidade, graças à sua grande comunidade gay, faz de Miami um destino obrigatório para gays e lésbicas do mundo todo.
Em Janeiro de 2010 a cidade de Miami Beach aprovou a mais avançada lei de direitos humanos do estado da Flórida, que prevê a criação da Comissão de Direitos Humanos da cidade. Consequentemente, Miami Beach tem agora as medidas mais fortes de defesa dos direitos humanos, o que significa que todos serão igualmente bem recepcionados de South Beach a Sunny Isles, de Coconut Grove a Coral Gables. Além disso, em Abril de 2010 está em funcionamento o novo LGBT Visitors Center de Miami Beach, que é o primeiro centro permanente desse tipo nos Estados Unidos. Com localização privilegiada, funcionará nos escritórios da Miami-Dade Gay & Lesbian Chamber of Commerce, na esquina da 11th Street e Washington Street, em South Beach, e será o novo centro de informações para assistir à comunidade LGBT em sua estadia em Miami.
South Beach ferve
Sofisticada e sedutora, South Beach ferve com o grande número de restaurantes e casas noturnas gays. 2009 marcou a estréia da Parada Gay de Miami, o Miami Beach Gay Pride (www.miamibeachgaypride.com), com mais de 40 carros ocupando toda Ocean Drive, atravessando o Art Deco district com orgulhosas lésbicas, gays, bis e famílias transgêneras de Miami. Retorna em 2010 em um Sábado, 17 de Abril, ainda maior, com a participação de outras comunidades LGBT de outras regiões de Miami além de Miami Beach.
A cidade também promove três dos eventos globais LGBT mais importantes:
- White Party Week (www.whiteparty.net) – Uma semana de eventos, sempre no mês de Novembro, que tem como objetivo arrecadar fundos e culmina na lendária White Party, no Vizcaya Museum and Gardens. Mais de 15 mil pessoas festejam durante 6 dias e 6 noites sem parar e contribuem na luta contra o HIV, já que a renda do evento é revertida a entidades locais de combate e assistência a portadores do vírus.
- Winter Party (www.winterparty.com) – O excelente time de DJs comanda todo ano a temporada de festas e eventos que vai do fim de Fevereiro até metade de Março. Todos os eventos têm os lucros revertidos ao National Gay & Lesbian Task Force e para entidades LGBT locais de Miami-Dade.
- Aqua Girl (www.aquagirl.org) – Reconhecido como o maior fim de semana de caridade do país, reúne vários eventos durante o mês de Maio em Miami Beach. Este ano serão quatro festas, uma noite de humor, exposição de arte feminina, jantar, wet-and-wild pool party, jazz brunch, a primeira (que será anual) mega beach party, shows de rock feito por mulheres e outras atrações.
Por trás de todo glitter e glamour das festas, Miami oferece sofisticação e diversidade aos visitantes nas regiões das praias (a partir de South Beach), Coconut Grove, Coral Gables, Little Havana, Bal Harbour e Downtown, com um conjunto estonteante de marcas internacionais, gastronomia, cultura, compras e eco-turismo.
Embora South Beach seja conhecida como a Riviera Gay, concentrando grande atenção do público LGBT com a enorme coleção de Art Deco e boutique hotéis, a hospedagem de luxo está em crescimento por toda a cidade. Além dos três hotéis da rede Ritz-Carlton, do Four Seasons, Mandarin Oriental e The Setai, o lendário Fountainebleau, projetado por Morris Lapidus, e o Eden Roc resorts, (famosos nos anos 1950’s através de Rat Pack) passaram por reformas milionárias no fim de 2008. As novidades mais quentes ficam por conta do Canyon Ranch Miami Beach, Gansevoort South, The Mondrian, The Standard, The Viceroy e W Hotel – entre outros tantos.
Para quem não imagina viajar sem seu animal de estimação, Miami oferece ampla estrutura para seu cão ou gato. Os hotéis dispõem de uma ampla gama de opções para os hóspedes peludos, desde as necessidades básicas – caminhas e tigelas de água e comida – até tratamentos no spa, yoga, yappy hours, coleiras de jóias, menus especiais, cupido canino, banho e tosa e muito mais.
Gastronomia multicultural
Nenhuma outra categoria em Miami é tão diversificada e exótica quanto a de restaurantes. Local que deu origem ao Nuevo Latino cuisine, é de lá também que saíram muitos dos mais conceituados e premiados chefs do país. Com forte sabor latino, a mistura étnica permite ao visitante dar uma volta ao mundo em sabores – e está acessível para qualquer bolso. O atraente Miami Spice Restaurant Month, que ocorre entre Agosto e Setembro, oferece pratos a preços fixos na maioria dos restaurants top da cidade. E de 24 a 27 de Fevereiro acontece o imperdível Festival Food Network South Beach Wine & Food Festival (www.sobewineandfoodfest.com).
Miami Spa Month
O evento anual Miami Spa Month, que acontece no mês de Julho (www.miamispamonth.com) oferece a oportunidade de aproveitar o melhor do bem-estar em Miami pelo preço especial de US$99.00 por qualquer tratamento, em mais de 25 spas de primeira categoria.
Nightlife
Quando se fala em Miami não se pode esquecer da vida noturna. Confira os clubes gays mais badalados:
- Club Azucar (www.clubazucar.com)
- The Palace (www.palacesouthbeach.com)
- Score (www.scorebar.net)
- Twist (www.twistsobe.com)
- Mova Lounge (Halo Lounge www.movalounge.com)
Há ainda muitas outras casas mistas e GLS por Miami Downtown e nas regiões mais latinas a Oeste e Sul da cidade. A comunidade conta com maior diversidade da América Latina, como não se encontra em nenhum outro lugar.
Ao longo dos últimos anos as festas gays em Miami foram elevadas a outro patamar. O SoBe Social Club (www.sobesocialclub.com), do empresário Edison Farrow, é o grande exemplo. Em seu oitavo ano de funcionamento, conta com a tradicional noite do Martini, coquetel semanal que começa às 21:00 toda terça-feira em um espaço diferente, com o objetivo de unir a comunidade gay local e os visitantes. Farrow também promove o “Simple Life Thursdays” há três anos no Buck15 Lounge, onde o público masculino e fashionistas fervem ao som do hip hop, dance e pop do DJ Daisy D. Outra casa bem parecida é o Mango Miami (www.mangomiami.com), também voltada ao público masculino.
As produções femininas na cidade de maior destaque são a Pandora Events (www.pandoraevents.com) e a Icandee Productions (www.icandeeproductions.com).
Ambas tem noites temáticas, festas semanais e eventos em vários clubes da Grande Miami. Pink Fridays, evento da Pandora às sextas-feiras no Soho Lounge, atrai o público com provocantes garçonetes, ousadas go-go girls e o público lésbico mais sexy de Miami ao som de reggae, hip-hop e salsa.
A Miami Gay and Lesbian Chamber of Commerce também patrocina eventos sociais e profissionais mensalmente. Na página www.gogaymiami.com há informações sempre atualizadas sobre os acontecimentos do interesse da comunidade. Coral GAYbles (www.coralgaybles.com) também promove eventos mensais em hotéis, restaurantes e clubes.
Artes e Cultura
A arte é o alimento da alma, e quem é fã vai amar a gama de teatros e centros culturais, novamente com opções para todos os gostos e bolsos – de salsa a música sinfonica, do blues ao ballet. Aberto em 2006 segundo o projeto de Cesar Pelli, o Adrienne Arsht Center for the Performing Arts of Miami Dade County (www.arshtcenter.org) foi construído segundo o modelo dos “performance halls”, como os de Nova Iorque. O magnífico prédio conta com 2.200 lugares no Carnival Symphony Hall, 2.400 na Sanford e Dolores Zigg Ballet Opera House e mais 200no black box Studio Theatre. Residentes, quatro companhias de prestígio nacional: Florida Grand Opera, Miami City Ballet e a New World Symphony. Ao fim de 2010 a New World Symphony também será residente do novo campus projetado por Frank Gehry na Lincoln Road, em South Beach, que será então mais um centro de cultura de nível internacional em Greater Miami e Praias.
As muitas galerias de arte e museus de Miami competem frente a frente com as maiores cidades americanas. É possível passar dias visitando apenas os Museus Wolfsonian e Bass, em Miami Beach, ou o Lowe Museum of Art em Coral Gables, ou ainda visitar o Art Museum, em Miami Downtown, e o Museum of Contemporary Art em Biscayne Boulevard, no cada vez mais gay e badalado “upper East Side”.
Sustentáculo da fama de Miami como localidade preeminente para arte e cultura está o Art Basel Miami Beach (www.artbaselmiamibeach.com), que se tornou o evento de arte mais interessante dos Estados Unidos. Iniciada como feira-irmã da Art Basel Switzerland, tornou-se mais luxuosa, bem-frequentada e é um sucesso maior a cada ano, desde sua estréia nos EUA em Dezembro de 2002. Com duração de 5 dias no início de Dezembro todo ano, traz exposições, festas com celebridades, palestras, eventos alternativos e crossover e outros eventos pipocando com a crème de la crème do mundo da arte internacional.
Parte significante da cultura de Miami é produzida e voltada ao público gay, como o anual Miami Gay and Lesbian Film Festival (www.mglff.com), que acontece em Abril. O festival exibe o que há de inovador na arte do cinema e também exibe sessões especiais durante o ano. Outros locais, como o Shores Performing Arts Theatre em Miami Shores, exibem regularmente obras com temática GLS.
Compras e Atividades ao ar livre
Outra forma de arte em Miami – o verdadeiro esporte nacional: compras! Das lojinhas populares e alternativas de SoBe às chiques butiques de Coconut Grove e Coral Gables, há sempre opção para todos os gostos e todos os bolsos. E não deixe de visitar o clássico Bal Harbour Shops, o shopping mais chique do país, com cerca de 100 marcas, anfitrião de eventos especiais e gastronomia de primeira. Enquanto isso, os fãs de design interior podem se deliciar no Miami Design District, logo depois de Downtown, com 18 quadras de showrooms, boutiques e galerias, abrengendo praticamente todos os gostos e épocas.
Além de compras, o ar livre! A paisagem espetacular de Miami oferece atividades para todas as idades, formas e velocidades. A cena gay na praia da SoBe’s 12th Street continua muito balada, e 20 minutos ao Norte, a parte gay de Haulover Beach Park é tão popular quanto – talvez por conta do trecho de praia dedicado ao nudismo. E, 20 minutos ao Sul, em Key Biscayne, a praia na altura do Bill Baggs State Park é mais tranquila, e o farol dá o toque pitoresco. Se a idéia não é se jogar na areia, a romântica Venetian Pool em Coral Gables reúne vasto público gay entre os visitantes com suas cachoeiras e grutas. Sem dúvida vale a visita.
Unir a cultura ao bem-estar é indispensável, em tours de bike ou caminhadas pelo Deco District em South Beach e por outras áreas coloridas de Miami. Outro evento legal é a caminhada anual em prol da Aids. O AIDS Walk Miami percorre 5 km e acontece junto à Parada Gay.
Para os que gostam de atividade, tem vôlei de praia na SoBe, windsurginf e snorkel em Key Biscayne, passeios de jet ski na Intracoastal Waterway, canoagem na região de Viscaya (a mansão onde é feita a White Party), muito golf, tênis e, claro, passeios de airboat no Everglades. Com mais ousadia, faça os tours guiados de eco-aventura, com hiking, bike, caiaque e snorquel pelo parque.
Para informações sobre estadias, tours, atrações, vida noturna e sobre as mil faces de Miami, visite o site do Greater Miami Convention & Visitors Bureau’s (GMCVB) dedicado à comunidade LGBT: www.lgbtmiami.com. Há também um guia completo de viagens para gays e lésbicas publicado pela Miami-Dade Gay & Lesbian Chamber of Commerce, o “Miami Diversity Celebrated Daily”, que pode ser solicitado pelo número 305-573-4000 ou pelo site.